segunda-feira, setembro 12, 2016

CANDIDATOS A PREFEITO DE VICÊNCIA - PE, PARTICIPARAM DE ENCONTRO COM ACS E ACE

A Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município de Vicência - PE, promoveu em sua sede encontro com os candidatos  a prefeito. Os participantes foram notificados sobre o que seria discutido. A reunião coordenada pelo presidente Evaldo Santana, obedeceu a critérios estabelecidos pela diretoria e associados. 
Evaldo Santana
"Esse momento abre um espaço democrático para as discussões sobre propostas dos candidatos a prefeito do município. Nosso intuito é ouvir, mas também propor e mostrar as reivindicações da categoria que serão entregues no final e assinadas. Pela terceira vez promovemos esse encontro em eleições e espero ser proveitoso para ambas as partes", mencionou Evaldo Santana. No início os participantes assinaram o termo de conduta e relacionamento, concordando com os tempos determinados: 20 minutos para discursar(candidato a prefeito 15 e o vice 5) e os sócios(10 minutos), depois as considerações finais. O blog do Djalma Lopes foi convidado para acompanhar o evento. As apresentações seguiu a sequência do sorteio.
Carlos Wilson e Dija
* O candidato a prefeito Dija(PSD), agradeceu o convite e falou do momento oportuno para as discussões sobre saúde, principalmente com a categoria que vive inserida dentro da comunidade(ACS e ACE). O candidato fez algumas pontuações para a área.
- Projeto Saúde Sem Fronteiras - Visa melhorar a saúde pública com a aquisição de um Ambulatório Móvel com médico, ACS/ACE, Auxiliar de Enfermagem e medicamentos, atendendo nos distritos e assentamentos.
- Reestruturação da Unidade Mista - Laboratório de Raio X e de Análises Clínicas.
- Convênio com a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.
- Condições melhores para o exercício das atividades.
Dija aproveitou o tempo e relatou outras pretensões em segurança, emprego e infra-estrutura.
* O candidato a vice-prefeito Carlos Wilson(PTB) usou da fala e resumiu a sua atuação como Secretário de Saúde.
" Sei dos anseios da categoria  pela implantação do piso salarial nacional. A Atenção Básica tem sido importante através do trabalho de vocês(ACS/ACE). Vamos valorizar com capacitação e outros incentivos, para a população disponibilizar de saúde pública de qualidade. O PCC-Plano de Cargos e Carreiras tem que ser viabilizado. Intensificar a saúde preventiva e curativa. Definir o calendário de pagamento e informatizar os serviços", comentou Carlos Wilson.
Ceça Melo e Eugênio
* A candidata do PSol, Ceça Melo apresentou-se e passou a fala para seu companheiro de chapa Eugênio, que enfatizou a importância do encontro. O tempo que teria direito(Eugênio), deixou a disposição de Ceça Melo. Iniciando sua explanação, Ceça fez referências aos 30 anos no exercício do magistério. Lembrou seu 12 anos de luta a frente do movimento pelas conquistas dos professores e outros movimentos sociais. " A Atenção Básica merece ter seus cuidados. Fico feliz em poder contar com profissionais responsáveis e que vivem diariamente nas comunidades, ajudando na prevenção, mas também contribuindo para os encaminhamentos necessários. Conheço sobre o tema discutido, pois prestei serviços aos ACS-Agentes Comunitários de Saúde no município de Abreu Lima - PE, como advogada. Tomei a iniciativa e elaborei 10(dez) propostas para a categoria. Sei que vocês tem suas reivindicações, pois precisam serem analisadas e discutidas. Vamos apoiar a categoria com valorização dos direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho. Instituir a mesa de negociação, apoiar e valorizar as instituições de representatividade de classe, revisar e debater o PMAQ-AB, fortalecer a integração ACS/ACE, capacitações periódicas, aporte financeiros para Agentes com trabalhos científicos em congresso, remapeamento das áreas e micro áreas cobertas pela ESF, implantar uma política regular para o trabalhador(Agentes), informatização com tablet/internet para os agentes, vistas nos PCCS atualizando os vencimentos, fardamento e EPI'S e apoio para os agentes cursando Graduação e pós-graduação", relatou Ceça Melo.
* O candidato a prefeito Guiga, não compareceu e justificou através de ofício, que foi lido para todos. O candidato precisou comparecer a Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência sobre acusações caluniosas.
O blog agradece a Associação dos ACS/ACE- Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, pela confiança e convite.