sexta-feira, outubro 12, 2012

Após queda no ibope, Record tira "Rebelde" do ar hoje(12)

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO
A Record coloca, nesta sexta (12), depois de 411 capítulos, um ponto final em sua versão da novela mexicana "Rebelde".
Segunda trama que a emissora do bispo Edir Macedo adaptou da Televisa --a primeira havia sido "Bela, a Feia"(2009-10)--, "Rebelde" sai de cena de forma abrupta, por uma decisão da emissora em mexer na programação, após sucessivas quedas na audiência.
Originalmente, a trama iria até março de 2013, mas teve seu fim decretado para novembro deste ano, para ser substituída pela nova "Fazenda de Verão". Logo depois, passou por um novo corte de capítulos.
"Por um lado foi extremamente desgastante, frustrante até. Tive que mudar todo o meu planejamento algumas vezes, jogar tramas inteiras fora porque chegou um momento em que não havia mais tempo hábil para reescrever capítulos, gravá-los e editá-los a tempo de irem ao ar", diz o autor Emílio Boechat, que assumiu o folhetim no meio de sua segunda temporada, depois da saída conturbada de Margareth Boury.
"A minha sorte é que eu havia plantado algumas viradas na história e pude usar uma delas como um final alternativo."No primeiro ciclo de "Rebelde", com 247 episódios, a novela teen fechou com média de 9 pontos no Ibope --cada ponto equivale a 60 mil domicílios. Já a fase atual, que teve 154 capítulos, encerra-se com 6 pontos. Houve dias, porém, em que a trama bateu 3 pontos.
Sobre a queda de audiência, Boechat não vê apenas um único fator, citando o tempo da trama no ar, as diversas mudanças de horário, o desgaste dos protagonistas se desdobrando entre shows e gravações e a concorrência da novela na TV com a novela exibida na internet.
Sobrou até para as novelas "Carrossel", do SBT, e "Avenida Brasil", da Globo. "Fenômenos recentes da teledramaturgia nas duas principais emissoras concorrentes", fala o autor.Folha de SP